I actually do...

Sexta-feira, 3 de Outubro de 2008

(...) Um ano depois de nascido, Pablo Neftalí não só se mostrava destro a espantar gaivotas, como havia profetizado o seu poetíssimo padrinho, como também lhe brilhava um curiosa erudição em acidentes. Trepava até aos recifes com a passada mole e espessa dos gatos, a quem só imitava até esse ponto, para logo a seguir se despenhar no oceano, picando as nádegas contra os bancos de ouriços, deixando-se bicar os dedos pelos caranguejos, arranhando o nariz nas estrelas do mar, engolindo tanta água salgada que no período de três meses por três vezes foi dado como morto. Apesar de Mario Jiménez ser partidário de um socialismo utópico, farto de deixar os seus problemáticos futuros francos na algibeira do médico pediatra, confeccionou uma gaiola de madeira na qual metia o seu amado filho com a convicção de que só assim poderia dormir uma sesta que não terminasse em funeral.

Quando ao pequeno Jiménez começaram a nascer os dentes, consta das barras da gaiola que tentou serrá-las com os seus leitosos caninos. As gengivas coroadas de farpas introduziram outra personagem na taberna e no exangue orçamento de Mario: o dentista.

 

(...)

 

Segundo a ficha do doutor Giorgio Solimano até Agosto de 1973 o jovem Pablo Neftalí havia incorrido nas seguintes doenças: rubéola, sarampo, conjuntivite, bronquite, enterograstrite, amigdalite, faringite, colite, entorse do tornozelo, deslocação da cana do nariz, contusões na tíbia, traumatismo encéfalo-craniano, queimaduras de segundo grau no braço direito em consequência de querer salvar a galinha castelhada de uma caçoila, e infecção do dedo mindinho do pé esquerdo depois de pisar um ouriço tão descomunal que quando Mario lho arrancou rachando-o vingativo, chegou para o jantar de toda a família com o único expediente de lhe deitar um toque de piverada, limão e um pouco de pimenta. (...)

 

Antonio Skármeta, in O Carteiro de Pablo Neruda (pp.129-130 e 141)

publicado por Raquel às 13:11
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16

20
21
22
24
25

26
27
28
29
31


últ. comentários
Gostei. Muito!
Pois é... O Kant e o Cícero sabiam muito destas co...
Não ligues ao que essa senhora diz, a sério...
"Já não a amo, é verdade, mas tanto que eu a amei....
"e até a alma está húmida..." *
Florbela, será pedir assim tanto?...
Apenas dar por dar.
Digo e repito-me...Don't be like that, dear friend...
Dona Raquel, dona Raquel...Precisamos as duas de a...
Também tenho saudades dessas, todos os dias...E é ...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro